Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fragmento XXV; A Bailarina.. sonhos de infancia [ diário ]




.... Depois de ter dançado para ele nada mais tinha graça;
todas as coisas perderam as cores, o sentido.
'' Um poema '' , ela me pede.
'' Voce não acha que minha tristeza vale um poema? ''
Tento consolá-la, mas nenhuma palavra que eu diga
consegue atingi-la. Ela quer, novamente, aquele instante mágico
em que dançou para ele.
'' Prometo escrever um poema que se chamará A Bailarina. ''
Me sento em frente ao papel em branco. Tento sentir a emoção dela,
O corpo tenso, os cabelos soltos. A sala se torna um palco de memórias,
Hoje poderei sentir cada palpitar de seu coração : Uma mulher dançando 
para um homem. Ela quer que o seu corpo seja a música mais do que a dança,
ela quer que o seu corpo seja a ponte, a ilha, o vulcão.
Ela quer para sempre esse cenário, esse espetáculo.

Enquanto tento entende-la, novamente a vejo de relance, como
uma sombra que passa: Um dia quando eu era criança, tive também
o meu espetáculo. Foi essa criança que vi um pouco antes de despertar completamente.
Ela não morreu e me habita, com suas sapatilhas esgarçadas.
Eu deveria ter uns 8 anos. Estudava balé. Ensaiávamos um espetáculo
para o final  do ano. Eu sonhava dia e noite com o instante em que entraria no palco.
No dia, desde o primeiro minuto da manhã, eu suava frio, tremia.
Finalmente chegou a hora. Arrumei minha fantasia e as sapatilhas vermelhas 
que eram o que eu mais amava no mundo. 
Tomamos um táxi, meus pais e eu.

...Chegamos, e como se eu fosse um pacote, minha mãe entregou-me 
á professora e foi com meu pai sentar-se na platéia. Do momento da dança
em sí eu não lembro, mas sim da alegria quando terminamos e todos aplaudiam.
Via meus pais como pontos iluminados ao longe.
Eles aplaudiam muito também. Depois eram tantos beijos e abraços, e eu
queria viver para sempre aí, nesse cenário, nesse dia.

Não sei, nunca soube, por que não continuei no curso de balé.
As sapatilhas ficaram amarradas no fundo da gaveta.
Talvez, minha mãe não tivesse mais tempo para me levar, ou
quem sabe não pudesse mais pagar o curso, devido ao nascimento de
meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário