Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tudo o que eu devia saber na vida, aprendi na Educação Infantil




Grande parte das coisas que preciso de saber sobre a vida,
sobre o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância...
A sabedoria, afinal, não estava no topo de uma montanha chamada Universidade
mas sim na caixa de areia da minha escola.
Eis as coisas que aprendi:
a compartilhar... a não fazer batota...
a não magoar os outros... a arrumar o que desarrumei... e a limpar o que sujei.
A não tirar o que não me pertence, a pedir desculpa quando magoo alguém.
A lavar as mãos antes de comer. A puxar o autoclismo.
Aprendi que o leite faz bem á saúde.
Aprendi a aprender, a pensar e também que
desenhar, pintar, cantar e dançar era bom...
a dormir a sesta... a ter cuidado com o trânsito ... a dar a mão, a ser solidário.
Vi a semente a crescer no copo de plástico;
as raízes descem e a planta, sobe embora não saiba porquê, gosta-se.
Os peixes dourados, os hamsters, os ratinhos brancos...
(e mesmo a planta no copo de plástico) morrem. Nós também.
E lembro-me dos primeiros livros, da primeira palavra que aprendi: olha!
É isso que tenho feito sempre.
Se todos - em todo o mundo - tivessem tomado
um copo de leite às quatro da tarde,
depois de terem dormido a sesta,
o mundo estaria bem melhor.
Ou se houvesse uma política de base no nosso país - e em todos os outros - de
devolver o que não é nosso e de limpar o que sujamos.
E também sei que é verdade, que ainda é verdade,
que no mundo o melhor é dar as mãos...
e ficarmos juntos.

 Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infância Robert Fulghum – ed. Best Seller Este texto é um resumo da tese do Dr. Robert Fulghum, transformada em livro que se tornou um best-seller nos Estados Unidos.Escritor Americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas.É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário